Ecovila Clareando

Construções na ecovila

Ecovila Clareando

Ecovila ClareandoConstruir uma casa é uma ação que pode ser feita com alto ou baixo impacto ambiental. A maior parte das construções civis de casas utilizam recursos naturais em demasia. Elas também desperdiçam muita água, madeira e outros materiais nobres, além de tijolos comuns que liberam muito calor e carbono para o meio em sua fabricação.

Para se contrapor a este sistema, as casas construídas na Ecovila Clareando utilizaram recursos naturais e materiais reciclados de forma inteligente, reduzindo bastante o impacto ambiental. Os projetos das próximas casas, que serão erguidas, são ainda mais amigáveis em relação ao meio ambiente.

As casas são construídas com tijolos de adobe ou solocimento, pau-a-pique, estrutura de toras de eucalipto, acabamento em terraesterco, pintura de terracal, forros térmicos de lona e bambu, vidros reaproveitados, entre outros.

Além disto, todas as casas contam com sistemas de captação de água de chuva e tratamento de esgoto. Elas também possuirão o sistema que aquecimento solar de água. Duas casas já têm os aquecedores solares.

Veja a seguir os detalhes das casas que existem na ecovila:

Casa Terracota – Sandra / Hiroshi

Ecovila ClareandoArquiteta: Monika Grond. A casa Terracota serve de modelo para muitas técnicas de construções alternativas utilizadas na ecovila. Ela se localiza na rua 1, à esquerda, perto da casa do caseiro e também da área comunitária. Podemos destacá-la pela cor predominante salmão claro e as telhas curvas marromavermelhadas. “Fiz o telhado curvo para dar um ar mais orgânico”, disse Edson Hiroshi, idealizador do projeto. Algumas partes externas da varanda e também algumas paredes...(mais)

Aguarde novidades sobre as demais casas da ecovila. Veja também as datas dos próximos piqueniques.

 
 
Desenvolvido e administrado por Andre Cozza