Ecovila Clareando

Pioneiro da horta orgânica no Brasil faz vivência na Clareando

Ecovila Clareando
5/12/2016   Casa Clara
Casa Clara

Fundador da Ecovila Clareando, o engenheiro agrônomo Edson Hiroshi nos ensina a “escutar a terra” e a cultivar horta orgânica em apartamentos ou sítios.

O educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi ministra o curso “Horta Orgânica: um Caminho”, na Ecovila Clareando, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, nos dias 10 e 11 de dezembro. Os participantes vão aprender a fazer o composto orgânico, preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais. Desta forma, quem mora em apartamento, por exemplo, vai conseguir fazer vasinhos de tempero sem agrotóxicos para usar na cozinha. E quem mora em um sítio vai aprender a preparar a terra utilizando técnicas que não agridem o meio ambiente. “As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em um metro quadrado de terra”, afirma.

A vivência tem por objetivo ensinar as pessoas que moram na cidade – ou mesmo no campo – a se reconectar à Natureza. “Cultivar uma horta orgânica é o primeiro passo se criar um diálogo com a terra”, afirma Hiroshi, um dos pioneiros agricultura orgânica urbana no Brasil. Seu primeiro curso, chamado de Unidade da Vida, foi lançado há 35 anos, quando o tema sustentabilidade ainda não estava em evidência. Desta vez, ele alia a experiência de morar 15 anos na Ecovila Clareando, em Piracaia, cultivando produtos orgânicos para consumo próprio e observando os ciclos da Natureza.

A vivência acontece na horta comunitária da própria Ecovila. Para Hiroshi, é possível estabelecer uma comunicação com as plantas. “Assim como um cachorro reconhece quem o trata, uma planta também se manifesta silenciosamente à presença do tratador”.

Sobre Hiroshi: O educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi é idealizador da Ecovila Clareando, em Piracaia, a 90 Km de São Paulo. É um dos pioneiros no cultivo e ensino de horta orgânica urbana no Brasil. Mora na Ecovila desde sua fundação em 2001. Construiu a própria casa, em mutirões, com tijolos de abobe (barro) e reciclando materiais, como vidros de carros, que se transformaram em janelas da casa. Implantou um sistema de tratamento de esgoto natural, cujos resíduos são usados como adubo para o pomar.

É discípulo do professor de ioga Hermógenes e do iogue indiano Paramahansa Yogananda. Fundou o Acampamento Franciscando, que já atendeu mais de 10 mil jovens de 5 a 18 anos. A proposta do Acampamento é oferecer conteúdos para que as novas gerações tornem o mundo melhor – e mais conectadas à Natureza. O resultado de toda essa experiência tem sido posta em prática em vivências na Ecovila, onde realiza oficinas de horta, passeios guiados, meditações, tratamentos naturais de detox.

Recebeu os prêmios "Qualidade de Vida" –SP, em 1996; "Qualidade Verde"- DF, em 1998. Já foi reconhecido por seus trabalhos de empreendedorismo social pelas organizações Ashoka (EUA) e Mokichi Okada (Japão). É autor dos livros : "Unidade da Vida" e "Terapia Real Cura-te a Ti Mesmo"; colaborador no livro "Terapia Ortomolecular Natural", do professor Francisco Antunes.

Quando: 10 e 11 de dezembro;
Valor: R$ 290 (inclui hospedagem e alimentação vegetariana);
Inscrições e detalhes somente pelo e-mail: projetocasaclara@gmail.com;
Facebook: www.facebook.com/projetocasaclara

 

Índice de notícias

 
 
Desenvolvido e administrado por Andre Cozza