Ecovila Clareando

Parcerias

Ecovila Clareando

USP, UFScar, Unicamp: universidades e escolas visitam a Clareando e conhecem o trabalho na prática

ClareandoDos seis elementos da Agenda 21, dois são sociais de intercâmbio. Entramos na questão da convivência entre iguais. Alguém que descobre algo não pode se isolar. Tem que dividir este conhecimento. Quando abordamos o tema de construções alternativas, é importante divulgar as dificuldades que encontramos, o que descobrimos com a experiência, quais os materiais mais baratos e eficientes, entre outras questões.

Ao criar parcerias a Ecovila Clareando abriu as portas para que universidades e escolas ampliassem seu campo de ação. Antes elas ficavam somente dentro de seus campus ou salas de aula. Agora as instituições de ensino são parceiras de ecovilas como a nossa ou o Tiba.

Um professor, por mais equipado que esteja em sua universidade, não vai ter acesso a um tipo de solo que tem nas proximidades de onde atua, por exemplo. Na maioria dos casos eles constroem casas que são protótipos e não casas como as que existem na ecovila, onde moram famílias. Nós sabemos das vantagens e problemas de morar numa casa de Adobe. Podemos passar esta experiência dentro de uma diretriz e os professores a deixam mais acadêmica.

Universidades e escolas de ensino fundamental e médio

ClareandoAs universidades USP, UFScar, Unicamp de São Paulo e interior já trouxeram turmas de cursos relacionados à biocontrução e bioaquitetura. Geralmente os professores mostram as construções na prática e passam dados técnicos sobre pesquisas que realizam nesta área. Eles também convidam os integrantes mais ativos da comunidade para palestras em seus ambientes. O vice-reitor da Unicamp já esteve na ecovila acompanhando turmas.

Algumas escolas primárias também já estiveram na Clareando, resultando em parcerias muito interessantes. Com isto, é possível passar noções de ambientalismo para crianças e elas ficam marcadas para sempre. Os pequenos começam a tratar de assuntos que muitos adultos só começaram a tratar agora. 

Veja os dias de piquenique!

 
 
Desenvolvido e administrado por Andre Cozza